Notícias

Entenda porque o Zika vírus pode ser grave

post_zica_pode_ser_grave

O Zika vírus não é totalmente eliminado do organismo depois da contaminação e isso pode ser muito grave, pois ele afeta nosso sistema imune e provoca doenças que podem surgir até meses depois de uma infeção.

As principais doenças relacionadas ao Zika são:

Microcefalia

Apesar de estar em estudo, já foi confirmado pelo Ministério da Saúde a relação entre a microcefalia e o Zica vírus. A hipótese que ela possa acontecer devido a uma alteração no sistema imune que faz com que o vírus possa atravessar a placenta e chegar até o bebê causando má formação cerebral.

Por isso, as grávidas que tiveram Zika no início ou no fim da gravidez, podem ter bebês com microcefalia. Esse estado impede o crescimento do cérebro dos bebês, resultando em graves transtornos permanentes na vida da criança.

Síndrome de ​Guillain- Barré

A Síndrome de Guillain-Barré trata-se de uma doença rara e acontece após a infecção pelo vírus, o sistema imune engana-se e começa a atacar as células sadias do corpo. Neste contexto, as células afetadas são as do sistema nervoso.

Quando os sintomas do Zika vírus forem controlados, podem surgir sensação de formigamento em algumas áreas do corpo, fraqueza muscular e paralisia nos braços, nas pernas e na musculatura respiratória que indicam a Síndrome de Guillain-Barré.

Em grande maioria dos casos, há recuperação total da força muscular e sensibilidade. Ela pode afetar pessoas de qualquer idade, mas ocorre geralmente entre adultos mais velhos.

Lúpus

Apesar de aparentemente não causar lúpus, foi registrada a morte de um paciente diagnosticado com Lúpus há vários anos, após a infecção com o Zika vírus. Na verdade, não se sabe a integração entre o lúpus e essa doença, o que se sabe é que o lúpus, é uma doença autoimune, onde as células de defesa atacam o próprio corpo, e existe a suspeita de que a infecção que o mosquito provoca possa enfraquecer ainda mais o organismo, e tornando-se ainda mais fatal.

Não há melhor forma de evitar o Zika e doenças relacionadas que a iniciativa de prevenção, ou seja, evitando a picada do mosquito. A regra é simples combata a sua proliferação e adote medidas como usar repelente, além de tomar cuidados diários para eliminar criadouros em casa.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A campanha vem no esforço de mobilizar a comunidade sobre os perigos que a Dengue provoca e para que cada um saiba da sua importância na participação no Combate a Dengue.

As informações disponibilizadas neste site são apenas para fins informativos, nunca deverão serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico feito por um profissional de saúde. Os autores deste site se eximem de quaisquer responsabilidades legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
To Top
Translate »